Canudos: resistência no Sertão
Projeto Canudos leva solidariedade e autossustentabilidade à Bahia.
A partir do dia 27 de junho, o Projeto Canudos inicia suas intervenções na cidade de Canudos, Bahia. Em parceria com seis universidades, 57 voluntários dedicarão suas férias à atuação em comunidades carentes.
Com participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticas, gastrônomos, médica veterinária, engenheira ambiental, administradora, educador físico, radialistas e jornalistas, o Projeto Canudos irá atuar durante 15 dias nos povoados de Rasinho, Canudos Velho e Rio do Vigário.
Desde 2011 são realizadas ações de promoção e prevenção à saúde e palestras nas áreas da saúde, educação, direitos humanos e justiça, comunicação, cultura, geração de renda, tecnologia e meio ambiente.
O idealizador e diretor do Projeto, Victor Hugo Bigoli, já está na região para iniciar o trabalho, pois segue para o continente africano no dia 28 de junho a convite de ONGs parceiras. O objetivo é levar o modelo de atuação ao berço da humanidade. “Os convites das instituições são os frutos que estamos colhendo de todo trabalho realizado e mostram que estamos no caminho certo”.
O professor Disraeli Rocha da Faculdade Santo Agostinho (Piauí) irá acompanhar as visitas do Projeto aos países Moçambique, África do Sul, Suazilândia, Zâmbia, Zimbabwe, Malawi e Tanzânia. A Faculdade Santo Agostinho participa desde 2016 e este ano encaminhará seis alunos.
O Projeto só é possível com doações. Há duas campanhas no site Vakinha. Uma destinada às atividades do ano todo e a outra às ações na África.
Os voluntários são estudantes e profissionais de diferentes áreas de todo Brasil. As inscrições já foram encerradas, mas em outubro irá ocorrer a semana de especialidades na área da saúde. As vagas serão divulgadas em agosto.
Informações:
Ações de 27/06 a 09/07
Saída da equipe dia 24 de junho – São Bernardo do Campo – 40 horas de viagem até Canudos
Facebook: www.facebook.com/ProjetoCanudos Instagram: @projetoCanudos Site www.projetocanudos.com.br Email contato@projetocanudos.com.br Vakinha 2017: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-canudos-acoes-2017 Vakinha África: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/precursora-africa-projeto-canudos